quinta-feira, 6 de junho de 2013

Viajar é preciso...

Ano passado cismei que queria conhecer a Croácia. Botei pilha nas minhas amigas de ginásio do Paulo de Frontin, Maria Julia, Beth Brandão e Angela, Cabral para nós e Zaccarias pelo casamento que já dura 40 anos, mas até hoje mantemos a tradição do Cabral, tão presente durante os quatro anos de intensa convivência, amizade e descobertas nos idos anos 60.


Tanto atazanei que em outubro acabamos comprando um pacote para junho deste ano, mas com uma baixa: Angela não poderia ir. Ficamos todas tristes porque há muito tempo combinávamos de fazer uma viagem juntas, mas não seria dessa vez.

Beth, então, convidou uma amiga, a Irene, e o grupo estava formado.
Já disse que, no meu caso, programar qualquer coisa com antecedência não dá certo. Tudo o que fiz na vida dessa maneira, e por sorte não foram muitas, não saiu como o programado. E não foi diferente dessa vez...
Em janeiro, recomecei a quimioterapia, que havia me dado uma trégua desde setembro, e tive aquele piripaque que acabou me levando ao CTI do Quinta D’Or.

Muito contrariada, fui obrigada a cancelar a viagem que faria em fevereiro com Pedro a Paris e Barcelona, para grande tristeza nossa. Deixei a da Croácia para decidir mais tarde, conforme a evolução do tratamento.

Como em março, além de começar a obra do apartamento e não me sentir nem um pouco recuperada, mas cansada e sem força, resolvi que a melhor opção seria não encarar a maratona da viagem com minhas amigas.

Lógico que foi com a cabeça que decidi, não com o coração, que continuou a acompanhar os preparativos com elas em nossos encontros gastronômicos frequentes. Croácia ficaria para outra vez.
Mal sabia o que estava por vir...

Sábado fui ao aeroporto e no estacionamento um casal lamentou sobre o absurdo do tamanho da fila do único elevador da área, e que na Croácia, de onde acabara de chegar, sua mala apareceu na esteira antes dele!

Foi o suficiente para acender meu fogo!

No carro, de volta pra casa, comentei o quanto gostaria de estar nessa viagem com elas, que vão dia 15. Na mesma hora Pedro me deu a maior força. Por que não ir? –“Mas Pedro, TENHO a obra que está quase acabando e NÃO TENHO dinheiro, que já acabou!”
- “Mãe, eu vou à obra todos os dias para você, compro o que precisar e ainda empresto a grana!”
Foi o bastante para na mesma hora ligar para a Abreu Tour que, apesar de ser domingo, sabia que estaria aberta por ser loja de shopping, confirmar se ainda havia vaga na mesma excursão e combinar de no dia seguinte ir lá fechar o negócio. E fui.

No carro, mentalmente, já havia feito as contas do meu tratamento e da vida em geral, se daria ou não para abandonar tudo por 9 dias. E dava.

Acompanhem comigo: amanhã, teoricamente, será minha última sessão de químio e no sábado terminarei o compromisso do curso de AutoCad. Semana que vem farei a tomografia para verificar se deu certo o tratamento desses 6 últimos meses e também será a semana do “descanso forçado” que vai durar até SÁBADO, quando costumo me levanto cheia de gás – e de malas prontas para embarcar à noite!
Na pior das hipóteses, se o resultado não for maravilhoso e se tiver que continuar a me tratar, estarei de volta a tempo de fazer o exame de sangue anterior às sessões de  quimioterapia e de estar presente no dia certinho do ciclo de 21 dias – tudo se encaixa!!! Nada fora de lugar, nada que atrase a vida ou a briga por ela, e vamos combinar: viajar com amigas é muito melhor para o câncer do que tocar obra e ficar aguardando resultado de exame...
Aliás, já pensei em tudo. Como fico muito apreensiva esperando esses laudos, na próxima consulta com o Mauro Zukin não irei (ele nem sabe disso...), mas já pedi ao Pedro, à minha irmã Denise e à comadre Fátima para irem juntos. Estarei na Croácia e não quero nem pensar no assunto até voltar. Eles que administrem esse diagnóstico! Por mim, não tenho a menor pressa em saber se estarei ou não livre das injeções... Prefiro viajar!

4 comentários:

  1. Arrasou!!!
    Boa viagem e se divirta horrores!!!!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  2. Anginha, vou na consulta por você, mas acho que não somos muito parecidas e também não vou tomar injeção!!
    Se tiver injeção, ponho o Pedro na frente.

    ResponderExcluir
  3. Super apoiado, Tia! Super orgulho do Pedrinho tb! Se eu tivesse essa grana, ate eu te emprestava! Beijos, Mariana Grizendi

    ResponderExcluir
  4. Essa é a Angela Beatriz Varella. Mulher guerreira que ainda vai muuuitoooo looongeee....
    Ótima viagem querida! ARRASOU! Bjs.

    ResponderExcluir