segunda-feira, 30 de junho de 2014

FÉRIAS DE QUIMIOTERAPIA!


JANEIRO DE 2014

FÉRIAS DE QUIMIOTERAPIA!

Ontem foi mais um dia de expectativa em relação a outro resultado de tomografia. Venho fazendo tratamento direto, sem interrupções, desde janeiro de 2013, portanto, um ano de aniversário da quimioterapia.
A cada três meses faço o acompanhamento de imagem e sempre havia um certo estresse, tanto para o exame quanto para o resultado. Em outubro já tinha tido uma vitória porque os tumores estavam do mesmo tamanho.
Desta vez não sofri nem um tiquinho. Tinha certeza de que estava bem e que não havia piorado. Foi a primeira vez nesses anos todos, que me senti assim - era uma certeza vinda de não sei onde, apenas uma certeza.
Ontem tive consulta com o Zukin e confirmou-se minha sensação: são seis meses sem qualquer alteração, tumores estáveis!
Nesses últimos tempos eu me sentia tão mais forte, mais inteira e que estava havendo uma reação do meu corpo e era uma novidade essa percepção.
Há uns dois meses o Zukin trocou aquelas quatro injeções na barriga, pós-quimio, por apenas uma mais potente. A princípio achei o máximo não ter que ir ao Rio-Sul tantas vezes, mas tive uma reação horrível!
Nos últimos ciclos de tratamento comecei a demorar mais tempo para “me aprumar”. O que antes me deixava meio fora de combate por uma semana e duas tocando a vida, começou a mudar – eu ficava duas semanas bem ruím e apenas uma mais ou menos.
A limitação passou a gerenciar minha agenda, pois só conseguia marcar algo num espaço de tempo bem menor que o de antes. E comecei a ficar muito injuriada com isso, me sentia deprimida com a falta de energia e a vontade constante de ficar deitada. Queria férias!
Ontem fui para a consulta certa de que queria parar um pouco, afinal era o que meu corpo estava pedindo, e diante do resultado brilhante, o Zukin não teve outra escolha. Como ele mesmo diz: “-Você já decidiu...”
Que alegria! Não combinamos prazo para a retomada do tratamento, mas ele vai continuar a  me acompanhar mensalmente. Eu nem me sentiria segura se fosse diferente.
Agora posso marcar qualquer compromisso sem fazer as contas se estarei bem ou mal. Estou com uma sensação incrível de liberdade!
Estou muito sumida daqui, a

Não sei por que não terminei o texto.
Ontem, dia 29 de junho, recebi uma mensagem anônima falando do meu blog e se “despedindo” de mim, já que eu não dava notícias.
   

Rio de Janeiro, 26 de março de 2014

Queridos clientes,
Sumi de repente...
Há alguns poucos meses, não muitos, sentia que estava estranha, diferente, com o equilíbrio ligeiramente alterado, esquecendo as coisas (como sempre fui  esquecida, não valorizei) até que Pedro, numa conversa, reparou que eu não estava normal.
Em quatro dias já estava numa consulta com o Zukin, acompanhada da minha tropa de choque: Pedro, Denise, minha irmã e Fátima-drinha (do Pedro).
Lá cheguei já não falando coisa com coisa, insistindo para minha irmã ir vomitar, quando depois descobriram que era almoçar. Nunca havia acontecido isso. Riram muito às minhas custas e até eu, depois de passada essa fase.
No mesmo instante fui para o soro com não sei o quê.
No dia seguinte Ressonância Magnética do cérebro e foram constatadas ramificações cerebrais bem pequenas.
No mesmo dia fui encaminhada para o radiologista do COI, Dr. Igor, e dali começou meu tratamento.  Faltavam três dias para o carnaval e normalmente entre o diagnóstico e o início da radioterapia leva-se um tempo para o convênio autorizar, trâmites do COI etc. Pois fui com tudo. Zukin agilizou o processo!
Comecei com a radio dia 26 de fevereiro e terminei o tratamento dia 14 de março. O pior é a quantidade de corticoide que tomo, mas que estou desmamando aos poucos. Estou com uma bochecha e eu pescoço que não são de brincadeira.
Este tempo dentro de casa me fez e faz pensar muito: na vida, no trabalho, na família, em tudo, enfim – a cabeça não para.
Acabei de virar idosa dia 24 de fevereiro e estou adorando! Doida para ir ao cinema e pagar meia!
Tenho 40 anos de Fisioterapia, ininterruptos. Nunca pensei que fosse deixar de dar grupos ou avaliar antes dos 80, mas o segredo da vida é a gente se adaptar e não brigar com ela.
Quando abri minha primeira porta aqui na Tijuca, sentia tanto, mas tanto prazer em trabalhar, que muitas sessões de terapia foram usadas para aplacar minha culpa de ganhar dinheiro quando eu achava que deveria receber, de tanto que eu gostava.
Foi aqui que fiz os maiores amigos, aqui conheci meu marido, o Luiz, que me deu o maior presente que alguém poderia receber – Pedro.
Desde a inauguração na rua Soriano de Souza, com  convidados elegantíssimos e sem sapatos, aniversários de  vocês ou da clínica, com aquelas festas de mais de trezentas pessoas, comemoramos tudo o que foi possível!
Vivi cada minuto dessa clínica, cuidei dela em todos os detalhes, mas chegou a hora de parar. Não quero TER que parar, prefiro decidir – e chegou a hora. Por mais difícil que seja, ainda estou lúcida e podendo escolher.
Não pensem que vou sumir, estou em processo de melhora, já sem cabelo pela quarta vez, debilitada pelo tratamento, não pelo câncer e, o mais importante, quero festejar minha saída como um fechamento de círculo completo! De vida, de trabalho e de muitas, mas muitas alegrias!
Estão todos convidados para um brinde quando eu estiver melhor para este ponto final.
A equipe formada ao longo destes anos, com toda a competência, alegria e valores, dará continuidade ao Núcleo e tranquilidade a mim – confiança maior impossível.
Um grande beijo para cada um de vocês, antigos e novos clientes e amigos, e até breve, muito breve.
Angela Beatriz

2 comentários:

  1. Que essa liberdade revigore todos os seus ânimos! Tenho certeza: você ainda vai longe! Acompanho seu blog esporadicamente, minha mãe também trata um câncer de mama há quase dez anos... e foi para os ossos faz um ano e meio... ela esta bem, graças a Deus e a alegria de viver. Muita força e saúde pra você! Um abraço!
    Cristiane (criis@terra.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Olá !

    Como vai a vida ?
    De tempos em tempos passo aqui para saber sobre você, mas vejo que seus posts tem cada vez ficado mais espaçados. Daí a cabecinha aqui fica pensando mil coisas..rs

    Se puder, diz apenas um olá, já taria bom!

    bjs
    Cláudia

    ResponderExcluir